segunda-feira, 12 de junho de 2006

SERVIÇOS MÍNIMOS GARANTIDOS

A Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, de Lagos, situada na antiga casa e rua onde nasceu o escritor com o mesmo nome (a quem José de Almada Negreiros, poeta d'Orpheu Futurista e Tudo dedicou uma das mais violentas prosas jamais escritas no nosso país), é mais um dos sítios do nosso concelho que presta "Serviços Mínimos Garantidos".
Aberta ao público desde 1991 (se a nossa pesquisa estiver correcta), tem um acervo bibliográfico de sensivelmente 50 mil títulos, entre os quais se incluem os do seu patrono, o tal do Dantas. Está aberta ao público de terça a sexta-feira das 10 às 18 horas, sábado das 10 às 13 horas e quinta-feira das 10 às 20 horas, exercendo "componentes de cultura, informação, educação e lazer". "Dispõe de empréstimo domiciliário, consulta local, periódicos, sector infanto juvenil, sala de conto, sala de audiovisuais e sala polivalente. Tem programas de animação". Parece bem...
O que já parece menos bem é o seu número de leitores regulares. Com efeito, sempre que nos dirigimos a esse equipamento público, quer seja para consultarmos alguma obra, quer seja para assistirmos a algum evento cultural, são sempre muito poucas as pessoas que aí encontramos. De todas as vezes que aí vamos, este sítio parece-se mais com um local onde se efectua um velório, que propriamente um espaço dedicado à cultura (até por oposição à actividade intensa que conhecemos noutras Bibliotecas que, como esta, integram a rede pública). Ora, se a divulgação e o trabalho desenvolvidos pelos responsáveis nesta área são excelentes, porque razão a "casa" se encontra sempre vazia? A culpa só pode ser do seu malfadado patrono, o tal do Dantas, e da geração que pelo seu nome assim se deixa representar...
"BASTA PUM BASTA!
Uma geração, que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi! É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!
Abaixo a geração! Morra o Dantas, morra! Pim!" - José de Almada Negreiros

22 comentários:

liliana miranda disse...

MBche,
Também hoje vi Portugal fazer um "serviço mínimo" diante da Angola.. ;)
beijos

Vereador da Tanga disse...

Já li e vi coisas inacreditáveis,mas esta de justificar o insucesso de uma biblioteca devido ao seu nome,não lembra ao Diabo.
Se for para continuares com analises destas proponho que mudes o nome do blog de 5 pontas para 5 cromos.

ND disse...

Um texto excelente, caricatural, mordaz! À altura do "Morra! Pim!" do Almada Negreiros. Ainda há quem lhe faça justiça e saiba como se levanta um queixo e se entoa digno. :)
---------
eu gosto muito de bibliotecas, devo um pouco (ou muito) do que sou à gulbenkian; hoje é raro que vá à biblioteca, por causa da minha condição cada vez mais enraizada de eremitismo,e porque já me é mais fácil ter como comprar os livros. Mas tenho um cartão com um número!

ND disse...

ó vereador da tanga, se a crítica não for por si mesma «arte», em grande parte, não vale a pena o trabalho.

Vereador da Tanga disse...

Talvez seja o meu pragmatismo a vir ao de cima.Sou pouco dado ao erudito.

ND disse...

Eh! Não tem nada a ver com pragmatismo ou eruditismo (isso do erudito já é teima!). E eu excedi-me um pouco (às vezes acontece-me) quando disse que a não ser assim a crítica não valia a pena. Vale sempre! O que eu queria dizer é que a crítica escrita deve ter implícita arte na forma, deve valer por si mesma enquanto objecto artístico. Se ele aqui viesse dizer, textualmente que a biblioteca está sempre vazia porque as pessoas de Lagos estão a marimbar-se para os livros/ ler/ e/ou para participarem nos eventos, ele estava a constatar um facto, a julgar as pessoas e nós ficávamos a saber o que já sabemos e estávamos nos comentários a dizer: sim, não, talvez. Insonso.

Já leste o Dantas? Eu nunca li, nunca tive pachorra para sacrifícios.

ND disse...

ah, já a parte do texto que diz que «noutras bibliotecas há actividade intensa» eu fico a tecer considerações de sobrancelha franzida. A sério?! Com gente à séria mesmo ou assim uns hologramas à maneira espalhados pelas salas de leitura?

5 Pontas disse...

A N.: teremos todo o prazer em dizer quais são as bibliotecas com actividade intensa. Se isso for importante, ou relevante.
Olha, por exemplo, vai à de Beja.

Anónimo disse...

Deves ser da CDU

ND disse...

só me resta alisar a sobrancelha e deixar-me de considerações.
Não vou duvidar, aliás se o fizesse só teria mesmo que lá ir para comprovar ou refutar.

Anónimo disse...

Esta n. saiu-me cá uma intelectual!Só é pena não ter lido o Dantas.
Porque se o lesse saberia melhor "morrer farta".
No entanto é de louvar a sinceridade. Aquela do não fazer sacrificios...porque sacrificio é vir aqui todos os dias e não ter nada para dizer.
Boa n.
I see you lather

ND disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ND disse...

anonymous, o que é sacrifício de leitura para uns pode não o ser para outros. Com tanto autor e obras que ainda não li, (nem virei a ler) duvido que fosse o Dantas a me fazer morrer farta, mas enfim!

(só não percebi o epitáfio de intelectual)

Anónimo disse...

Vão-se todos fuder mais o Dantas.

Anónimo disse...

Disse intelectual como poderia ter dito iluminada, ou outro elogio... pelo menos diz qualquer coisa de jeito neste 5 pontas onde só se fazem comentários despropositados.
Sem ofensa n.

Anónimo disse...

Esse parasita do Almada nem para lamber o cú ao Dantas servia.

Anónimo disse...

A Biblioteca de Portimão funciona muito bem.

ND disse...

mas a de Lagos, tb. Ela funcionar, funciona, os livros é que nem por isso. Vão ficando por lá.
Por acaso lembro-me de um dia ter ido à de Portimão e, na altura, vi algumas pessoas (jovens)na conversa a beberricar um café, mas não me lembro de lhes ter visto por perto livros. É óbvio que não posso sustentar nada com base na observação fortuita.

----

Ok, anonymous.

----
Já agora, e porque tanto insistem no Dantas (salvo seja!) mandem lá um título para eu pegar, mas que NÃO seja teatro nem poesia, pra amor da minha já pouca vontade. De preferência, ensaio.

Anónimo disse...

ò Vereador da Tanga...que de erudito não tinhas nada já eu sabia. Mas gostei da cueca de fio dental e da cabeleira postiça. Podias tentar uma de DragQueen,num bar da Pedralva. Olha que se os Gosmas te descobrem vai ser...ó ala!

Anónimo disse...

Cá para mim queres ser papado pelo vereador da tanga

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
» »

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Carotid artery blockage zocor Engine placement search web laos 2004 nissan maxima side mirror Cash card offshore bank bluebanking.com Zyrtec snuva Management sales share time Lexus complaints