sexta-feira, 9 de junho de 2006

O DIA DA TRETA

Assinala-se neste sábado, 10 de Junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Este é o dia das Comunidades dos portugueses que decidiram abandonar o nosso país, buscando noutros o que não tinham na nossa terra. Para o Canadá e Estados Unidos da América, Brasil e Venezuela, por toda a África, Luxemburgo, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, até à Austrália, foram muitos os milhares de portugueses que para aí se dirigiram, fugindo às misérias do seu (nosso) país natal.
Este é o dia de Luís Vaz de Camões, o “Príncipe dos Poetas”, que morreu na miséria, só e abandonado. O mesmo Camões que “vê” a língua portuguesa ser maltratada diariamente, nas escolas, na comunicação social, ou até nos blogs (sim, nós também não estamos isentos de alguns “pontapés” no português). E sim, também sabemos que Portugal é um país onde cada vez mais grassa a iliteracia.
Este é o dia de Portugal, país “inventado” pelos miseráveis cristãos, que logo na sua génese viu o seu dilecto filho assentar umas galhetas firmes na sua mamã Teresa. O mesmo país que anos mais tarde “deu novos mundos ao mundo”, colonizando, explorando e escravizando as populações com que se cruzou. O mesmo país que queimou milhares de pessoas na fogueira, ou que, em fúria desenfreada, assistiu ao assassinato de milhares de habitantes de Lisboa, pelo crime de serem judeus. O mesmo país que gerou o Salazar, ignóbil ditador de Santa Comba Dão. E por aí fora...
Esta não é a ditosa Pátria nossa amada. Esta é a Nação da treta, que se chama Portugal!

12 comentários:

ND disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ND disse...

como diz o Sérgio Godinho e tão bonito assim duvido que outro algum dia o possa dizer:

«Vim
ao mundo por acaso
em Portugal, não tenho pátria
sou sozinho e sou da cama dos meus pais /Sou donde vos apetecer
sou do mar e sou do corpo
das mulheres estranguladas nos canais»

Vereador da Tanga disse...

Apesar de reconhecer que muita coisa esta mal no país,e que somos governados por uma corja de incompetentes (inclui presente e passado),não posso concordar com a expressão ''Nação da treta'',tenho orgulho em ser português e no meu país.O poder sim é da treta,mas o nosso Portugal não.Se queremos salvar o que ainda resta não podemos perder o nosso patriotismo.

Anónimo disse...

Digo exclamando, 10 de Junho, dia de Portugal, das Comunidades e de Camões (não necessariamente por esta ordem). Enalteça-se o espírito lusitano, elevem-se os patrióticos peitos, num clamor incomensurável de gentes em frágil batel entre vagas de desalento, mas sempre de olhos pregados no advir. Para Pessoa, esta terra irá um dia cumprir-se!
Amanhã, terão lugar no Porto as comemorações referentes ao dia que o município de Lisboa, decidiu escolher como feriado da cidade, homenageando o dia da morte do autor dos Lusíadas o mesmo que certos historiadores consideram um plágio à Odisseia de Homero.
Estarão presentes na tribuna, a convite do Presidente da República, algumas figuras de destaque na nossa sociedade política e intelectual (o povo assistirá na rua), alguns, (vinte e não sei quantos) serão homenageados com a imposição de condecorações (imposição né?) que visam distingui-los em vários campos, empresarial, ciência cultura, etc. Algumas dessas “individualidades” deslocam-se do estrangeiro, hospedam-se em hotéis de luxo, transportam-se em viaturas topo de gama (motorista incluído) e alimentam-se durante alguns dias a expensas de um estado que se declara paupérrimo. Será um dia efusivamente patriótico, inicia-se o campeonato de futebol, comemora-se a lusitanidade, gastam-se os últimos reais (perdão, repúblicos) e Domingo, se o tempo permitir vamos à praia, tomar um solzinho e um marzinho, porque é fundamental que se controlem os gastos.
Aproveito para deixar o meu pedido de desculpas aos não homenageados, Viriato, Afonso Henriques e seus filhos, D. João I, Nun’Alvares e a uma infinidade de outros mais pela minha quota-parte de desleixo na manutenção dos valores que eles defenderam com o sangue a coragem e a tenacidade.

Anónimo disse...

Ò falcão...deixa-te dessas merdas e vai mas é ver a agenda. O feriado de Lisboa é no dia de Santo António dos carácóis e das sardinhadas..sabes qual é?

Anónimo disse...

Não. Diz-me tu!
Se não for muito o incómodo.E se continuar a não ser elucida-me a que merdas te referes...

Anónimo disse...

A "aninimosidade" de quem não tem tomates. Ó anónimo quando atacares alguém, dá a cara. O País anda farto de cobardes.

Anónimo disse...

anonimosidade, aliàs, anonimato e animosidade. Dois em um.

Anónimo disse...

Vão mas é chatear o Camões.

Anónimo disse...

Subscrevo o post. E mais, quem me dera ter para onde ir e esquecer este país de merda.

Anónimo disse...

Não faças cerimonia podes partir agora,gentinha como tu não faz cá falta.Devias ter vergonha em escrever uma afirmação dessas.Tu é que deves ser uma bela merda.Tem vergonha.

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! vehicles state farm life insurance lawsuits State farm insurance of arkansas jobs acura amateur musicians + san antonio Lynden washington state farm insurance http://www.minor-league-baseball-6.info/farm-bureau-insurance-offices.html http://www.farmers-insurance-5.info/State-farm-insurance-and-education.html The best cooking schools in paris france