quinta-feira, 8 de junho de 2006

O cineFLOP

Está a decorrer em Lagos, até ao próximo dia 11 deste mês, a 2ª edição do CINEPORT (Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa).
De acordo com documentação fornecida pela organização, “a Câmara Municipal de Lagos, anfitriã do II CINEPORT, abraçou o projecto por entender que a cidade, pela sua ligação histórica aos Descobrimentos, é o local perfeito para a realização de um evento com estas características (...)”.
Não obstante existirem algumas pessoas que exercem cargos de responsabilidade no nosso concelho, e que afirmaram publicamente que Lagos não tem uma tradição marcada na área da cinematografia (o que revela a sua ignorância, pois olvidam o trabalho que foi efectuado pelo Cine-Clube local nesta matéria), como forma de se tentarem desculpabilizar pelo insucesso desta iniciativa, o facto é que a segunda edição do CINEPORT é precisamente isso: um rotundo falhanço! Se dúvidas houvessem, leia-se o Liberal online (publicação de Cabo Verde): “Infelizmente, o público está um tanto arredio do CINEPORT tal como, de maneira quase vergonhosa, a televisão portuguesa o ignora”. “Simpáticas” palavras desse jornal de um PALOP, para descrever uma iniciativa mal planeada, mal difundida, mal coordenada, mal pensada, e que só poderia resultar naquilo em que se tornou: um vergonhoso fiasco!
Por contabilizar (sim, agora estamos ansiosamente à espera de o saber...), os custos desta “brincadeira e o que se pretendia atingir com ela. Se os irresponsáveis que nos desgovernam não sabem o que fazer com as verbas de que dispõem, seria uma excelente ideia ficarem bem sossegados e quedos, em vez de terem mais uma triste ideia em nome da “ligação histórica [de Lagos] aos Descobrimentos”.
CINEPORT? Não! cineFLOP!

12 comentários:

Vereador da Tanga disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vereador da Tanga disse...

É bom saber que os post do Vereador da Tanga são lidos e despertam discussão.Agradeço ao autor a resposta a algumas das questões por mim levantadas.Obrigado.

ND disse...

Quero aqui deixar o meu testemunho de lacobrigense agradecida pelos conteúdos deste blog. Ontem, ao fazer uma consulta aos vossos arquivos, tomei conhecimento de factos que me tinham passado ao lado, tb nos actuais, devo dize-lo, não fosse a publicação que aqui foi feita ao CINEPORT, o mesmo ter-me-ia passado ao lado, muito por minha culpa, é certo, não habito nem frequento com assiduidade o centro histórico e sou muito desatenta nas deambulações de rotina diárias.
grata, 5pontas!

Anónimo disse...

É o que se chama um comentário por encomenda.

ND disse...

anonymous, fosse eu uma pessoa ponderada e calculista até poderia ser, embora não ganhasse nada com isso. Mas foi só mesmo pela circunstância referida, andei a consultar os arquivos (descobri o blog há bem pouco tempo). Mas, tb não é incomodo qualquer interpretação que possa ser feita.

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer a que horas passa o Garganta Funda no Cineport?

Anónimo disse...

E sabem quem está a frente daquilo?
A namorada do filho do Dr.Julio Barroso!!!!!!
Com tanta solidariedade entre familia até me vem as lagrimas aos olhos, é comovente ver familias unidas, vou parar de escrever que ja tenho o teclado cheio de lagrimas.

Anónimo disse...

Os nossos politicos andam completamente arredados da realidade sociocultural das nossas gentes.
Normalmente o 2º mandato de qualquer politico já é completamente arredado da realidade,talvez por passarem 4 anos rodeados de gente importante,
que os leva a pensar que o comum dos mortais tem a folga orçamental de quem os rodeia e vai daí lá vão 250.000 euros pelo cano sem acautelar que esse investimento serviría ao menos para divulgar a cidade nos meios de comunicação social mais importantes.

5 Pontas disse...

Ah Ah Ah... Linda essa imagem das lágrimas a cairem tipo torrente no teclado...

Anónimo disse...

250 mil que já vão em 330 mil, ou mais.
Não faz mal, estamos cá para pagar. Até que fechemos as lojas todas e a partir daí paremos de pagar esta festa permanente.
Vocês, por acaso imaginam quanto temos que pagar pelas várias taxas e licenças para ter um comércio aberto?

Factor X disse...

A mim ninguém me cala... foram tótós.
Se o FICA tem audiências que rondam os 5 a 7 espectadores em Lagos gostaria de saber que estudo prévio foi feito para além do mero inpacto do anúncio de tão descuidado esbanjar de tempo e dinheiro. Já me esquecia! Isto vai aparecer no curriculo de alguém não vai. Nota 6 pelo esforço.

Anónimo disse...

Como profissional ligada a estas coisas da comunicação social, devo dizer que o Cineport foi mal divulgado, mal promovido e, sobretudo, mal explicado! Eu considero-me uma pessoa bem informada e cinéfila e só muito tarde é que me apercebi das potencialidades do Cineport...ou demasiado tarde...O mesmo se passa com o FICA, aliás, que podia ser muito bom, mas é sempre apenas assim assim, porque a mensagem não passa!! Depois não se queixem do público, dos jornalistas, etc, etc. É preciso saber promover e divulgar, para chegar aos sítios e às pessoas certas!