quarta-feira, 24 de maio de 2006

ATRÁS DESTE TAPUME

Atrás deste tapume metálico, situado na Rua Silva Lopes, em Lagos, encontram-se 15 cetárias (tanques de salga/preparados piscícolas) que remontam ao período da ocupação romana do território. Estas repartem-se em três grandes unidades, que se distribuem em volta de um corredor pavimentado em Opus Signinum. Em Março de 2002 foram efectuados trabalhos no local, com vista a se “avaliar o potencial estratigráfico do sítio, no sentido de estimar o tempo de duração dos trabalhos de escavação arqueológica”.
Em Novembro desse ano de 2002 “o local foi devidamente limpo, coberto com manta geotêxtil, e o interior das cetárias preenchido com argila expandida tipo “leca”. Após isto, o topo do sítio foi novamente coberto com manta geotêxtil e gravilha calcária, ficando finalmente o espaço fechado com um tapume (...)”, lê-se no site do IPA.
Hoje, passados mais de quatro anos sobre a primeira intervenção no local, este é apenas mais um tapume que encobre um rico espólio histórico, que espera por melhores dias e por uma intervenção séria no local. Assim vai o IPA e assim vai a vontade local: devagar, devagarinho e parada.

15 comentários:

Humor Negro disse...

Se pensarem bem, aquilo está parado desde o século II antes de Cristo, altura em que este blog não fazia a mínima ideia do que era um «tanque de salga/preparado piscícola».
Mais anos menos anos não me parece que faça grande diferença. Na história desse tanque de salga, esse tapume é um mero detalhe inconsequente.

Anónimo disse...

Trabalhar na camara sempre dá jeito para escrever este tipo de artigos.

Anónimo disse...

Segundo uma descoberta recente os tanques não se destinavam à salga do peixe,mas sim a grandes bacanais e orgias,nas investigações arquiologicas levadas a efeitos foram descobertos restos de tripas de carneiro que se presume eram os preservativos da época.
Apenas uma pequena nota para repor a verdade historica.

Anónimo disse...

Segundo uma descoberta ainda mais recente as tripas de carneiro aparecem no local porque os ditos eram sodomizados brutalmente nesses bacanais e orgias.
Portughese do it better.

Vereador da Tanga disse...

Apesar do autor começar a ser repetitivo,deve ter algum trauma com as demolições,cabos pendurados,tapumes etc etc,tentem elevar o nivel um pouco.
O Vereador e os leitores agradecem.

Anónimo disse...

Cá para mim o autor deve ser o dono da loja de souvenirs que aparece na foto e está a tentar fazer publicidade escondida.À conta da malta ir ver a salmoura sempre vende os postalitos.

Anónimo disse...

confesso:doi-me o anús.

Anónimo disse...

continuam a criticar o que esta mal, alguem tem que o fazer... quem diz mal este site é ceguinho e nao vê o que esta mal nesta cidade...

Anónimo disse...

Ó querido vai ao chão queimado à noite,ou as casas de banho do parque de estacionamento durante o dia,parece que por lá estão uns tipos que poem pomada no cacete e fazem aplicações no anus.
Vai até lá ouvi dizer que a pomada é analgesica.

Anónimo disse...

Desculpa esqueci de dizer para recusares outra pomada que não tenha a marca ''Rochinha''

Anónimo disse...

Umas semanas atrás pensei pedir ao meu vizinho do makjeite, se ele podia publicar um artigo meu no seu blog, mas o vizinho desapareceu e foi-me indicado este blog. Sou um comerciante de bares e restauração, e de alguns tempos para cá venho, me interessando pela politica local, inclusivo tenho ido a algumas sessões camararias, e pensei que as minhas ideias, como a vida nocturna de nossa cidade deve ser orientada, poderia ser compartilhada com a população em geral, através de vosso blog. Que pensa da ideia, será possivel ou não?

RENATO

Anónimo disse...

Quem na queria ter uma casa no Centro Historico era cá o joia!
Senão veja-se: Queremos rentabilizar o nosso património imobiliario. Gastamos uma pipa de massa num projecto. Depois nas licenças. Despois descobrem-se umas salgadeiras, que, diga-se com justiça, são muito bonitas, e estamos lixados. i.e., empata-mos o nosso belo dinheirinho e nem camara nem Ipaar nos deixam construir e nem nos indemnizam...
Coitados dos pais e mães que se sacrificaram para deixar alguma coisinha aos filhos e depois é isto que se vê...
Eu é que faço bem. Mal o ganho, gasto-o logo. Quem vier atrás que se "desemerde"

Anónimo disse...

Só uma pergunta ao comerciante de bares,agradecia que me informasse se acha que ainda existe espaço na noite Lacobrigense para mais um bar de putas.

Anónimo disse...

Meu amigo, eu indentifico-me, meu nome é Renato, quanto à sua pergunta diria que é um pouco perturbadora, provocante e acima de tudo cobarda, mas podiamos discutir esse assunto a dois, que tal nos encontrar-mos?

Renato

Anónimo disse...

Cuidado contigo Renato,ainda agora aqui chegas-te e já andas a prometer porrada às pessoas?Já agora corrige o teu português,não é cobarda é cobarde.Estou a ver que os comerciantes de bares são violentos,pelo que vejo um cliente que no teu estabelecimento diga algo que não gostas,deve ser corrido à bofetada.Aconselho a dizeres o nome do teu estabelecimento para a malta evitar de lá ir.