quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

E ERA IMENSA A SUA CASA

Algures, numa cidade distante, visitei por uma tarde de Março um austero pintor. Não é que fosse fácil a conversa, mas falámos de várias coisas. Entremeando silêncios. De livros, creio. De alguma pintura, certamente também. Fazia calor. O austero pintor perguntou-me o que queria beber. Depois abriu o frigorífico. Serviu-me um pouco de água e disse: «É o que tenho.» Imagem voluntária de uma casa austera. E pequena.
Quando chegámos a falar sobre o Joaquim Bravo, os olhos revolveram-se-lhe na mesma penumbra de sempre. Comprimiu nos lábios o esboço longínquo de um sorriso e deixou escapar uma única expressão: «Esse, esse é um atleta
!»” (José Miranda Justo.)
Joaquim Lopes de Mira Bravo nasceu em Évora, a 7 de Dezembro de 1935. Em 1966, fixou-se em Lagos, onde o conhecemos. Foi Amigo e foi Mestre. Na sua casa, na Soeiro da Costa, falámos muitas vezes. De livros, de pintura, de música. Falávamos do que calhava, pois o Bravo cultivava o convívio e a amizade. E gostava bastante de pôr as cabecinhas a pensar, a reflectir, a meditar.
Hoje, sabendo que nunca mais nos reencontraremos, recordamo-lo com saudade, com a certeza da falta que nos faz e do muito com que também contribuiu para que sejamos o que somos. “A liberdade não é conhecimento mas sim aquilo no que nos tornamos depois do conhecimento.(Joaquim Bravo.)

[A fotografia é da autoria de Luís Campos.]

11 comentários:

Humor Negro disse...

Ora aí está um homem magnífico que fez diferença na minha vida. Bem lembrado.

liliana miranda disse...

Há pessoas com casas imensas.. nas quais nos sentimos absolutamente bem acolhidos.. queridos, acomodados!
admiro-te pá!
GRANDES

Makejeite disse...

Um dia ele entrou-me pela casa dentro, sentou-se de frente para o quadro dele e passados aí uns 20 minutos, sem que tivesse dito fosse o que fosse, disse-me que não gostava da moldura que eu tinha escolhido, segundo ele era pouco austera. Levantou-se e fomos embora tratar das esquadrias que ele próprio gostava de fazer, ou antes, supervisionar. Vem sempre a horas a recordação. Sempre!

Anónimo disse...

Um ícone dos nossos tempos.
gostava de o encontrar onde quer que seja.

Reino do Algarve disse...

No pátio da escola secundaria, a seguir ao almoço costumava-mos fazer sempre uma peladinha, brincar com a bola, por muitas vezes, o professor Bravo juntava-se à malta, numa forma tão natural que nos deixava um pouco admirados, mas entusiasmados por alguém mais velho e respeitado compartilhar nossas emoções em momentos vividos em tempos que já
mais esquecerei. Sua mentalidade aberta e jovem, demarcou este professor dos demais, e claro influenciou minha juventude, obrigado professor.
O que é pena é que as pessoas se lembram de determinadas personalidades depois da vida, por isso mesmo queria aproveitar este espaço para lembrar e agradecer ao professor João Cascada por ter sido meu professor e acima de tudo um grande amigo, e conselheiro.

Fátima Santos disse...

Agradeço-vos de todo o coração a lembrança destes homens com quem tive tando de vida entrelaçada! Um abraço!

Anónimo disse...

Quando se fala de Joaquim Bravo, calo-me num silêncio que já vai em anos.
É essa a minha profunda ligação a essa pessoa extraordinária
mas, é nesse recato que mais sinto a sua presença, que me faz falta todos os dias.

Porra, Jaquim... vamos mas é ali abaixo beber uma imperial... olha-me só a conversa destes piruns !!!

Anónimo disse...

Mais um grande HOMEM que passou pela nossa juventude e que ajudou a criar a ilusão de "quando for grande..."queria ser como ele,mas
nem aos calcanhares lhe chegarei.


Onde quer que esteja Um ABRAÇO

prof.BRAVO

Anónimo disse...

Tive o privilégio de ter sido aluno deste grande homem. Confesso que por culpa dele, aprendi, porque era muito exigente com os seus alunos. Recordo-o com muito carinho e emoção.
Até um dia Prof. Bravo!
Um abraço também para o Jaime, seu filho, que é um gajo porreiro e ainda companheiro da bola.

O venenoso

Anónimo disse...

BRAVO!

Anónimo disse...

(bis)
Se houvesse um prémio para o post mais bonito dos últimos tempos, este certamente que o mereceria!

Bravo também, 5pontas!