O projecto escolhido de requalificação da Frente Ribeirinha esteve patente ao público na sala térrea de exposições do Centro Cultural de Lagos. Aí, os interessados tiveram oportunidade de apreciar quer uma maqueta quer um painel referente à intervenção a ser feita.
No entanto, como se pode ler em “Lago da Vergonha”, publicado em 2004, da autoria de Nuno Marques, vereador eleito nas listas do PSD (e que mencionámos ontem), “(...) Convém também esclarecer todos aqueles que já visitaram a exposição patente ao público no Centro Cultural de Lagos, e que saíram de lá com o espírito assombrado de dúvidas, questionando-se sobre se o projecto que conta é o que está na maqueta ou se o que está em painel. Ou até confundindo ambas as coisas. Se é verdade que “não joga a bota com a perdigota”, que “painel” e “maqueta” não são a mesma coisa, também é verdade que o projecto que está adjudicado – digo bem, está adjudicado! –, o projecto que conta, digamos assim, é o que é mostrado pelo painel. Quanto à maqueta, nem sei o que é que está lá a fazer senão mesmo só para confundir...”. E a este propósito adiantou ainda: “Para aqueles que visitaram a exposição e saíram de lá exactamente como entraram, ou seja, sem “encontrar” o projecto – é, no mínimo, curioso que não há quem explique, elucide ou diga apenas onde é que está a tal aberração?... –, tenho a transmitir duas coisas. A primeira é que o projecto está mesmo lá, que não é ficção, invenção ou dislate de quem diz que ele existe e que é aberrante. A segunda, porque a Câmara não está interessada em informar absolutamente nada nem ninguém – como é sua norma –, é que eu próprio me disponibilizo para acompanhar e esclarecer todos quantos queiram saber tudo sobre o projecto em causa (...).” Pelos vistos, não teve muita sorte nesta sua proposta, pois acabámos por não sentir o “pulsar” da sociedade lacobrigense quanto à intervenção a ser efectuada na Frente Ribeirinha da sua cidade. E como diz o Povo, “Quem cala, consente...”
Em meados de Junho deste ano, a Câmara Municipal de Lagos promoveu no auditório do Centro Cultural uma sessão pública de esclarecimento quanto às obras a serem efectuadas. Na ocasião, quer Júlio Barroso, quer Martins Silva (funcionário da CML), quer a equipa vencedora do projecto apresentaram e discorreram sobre o mesmo, a que se seguiu debate com os presentes (o resumo desta sessão pode ser consultado em artigo da autoria de Nídio Duarte, publicado no Canallagos em:
No entanto, como se pode ler em “Lago da Vergonha”, publicado em 2004, da autoria de Nuno Marques, vereador eleito nas listas do PSD (e que mencionámos ontem), “(...) Convém também esclarecer todos aqueles que já visitaram a exposição patente ao público no Centro Cultural de Lagos, e que saíram de lá com o espírito assombrado de dúvidas, questionando-se sobre se o projecto que conta é o que está na maqueta ou se o que está em painel. Ou até confundindo ambas as coisas. Se é verdade que “não joga a bota com a perdigota”, que “painel” e “maqueta” não são a mesma coisa, também é verdade que o projecto que está adjudicado – digo bem, está adjudicado! –, o projecto que conta, digamos assim, é o que é mostrado pelo painel. Quanto à maqueta, nem sei o que é que está lá a fazer senão mesmo só para confundir...”. E a este propósito adiantou ainda: “Para aqueles que visitaram a exposição e saíram de lá exactamente como entraram, ou seja, sem “encontrar” o projecto – é, no mínimo, curioso que não há quem explique, elucide ou diga apenas onde é que está a tal aberração?... –, tenho a transmitir duas coisas. A primeira é que o projecto está mesmo lá, que não é ficção, invenção ou dislate de quem diz que ele existe e que é aberrante. A segunda, porque a Câmara não está interessada em informar absolutamente nada nem ninguém – como é sua norma –, é que eu próprio me disponibilizo para acompanhar e esclarecer todos quantos queiram saber tudo sobre o projecto em causa (...).” Pelos vistos, não teve muita sorte nesta sua proposta, pois acabámos por não sentir o “pulsar” da sociedade lacobrigense quanto à intervenção a ser efectuada na Frente Ribeirinha da sua cidade. E como diz o Povo, “Quem cala, consente...”
Em meados de Junho deste ano, a Câmara Municipal de Lagos promoveu no auditório do Centro Cultural uma sessão pública de esclarecimento quanto às obras a serem efectuadas. Na ocasião, quer Júlio Barroso, quer Martins Silva (funcionário da CML), quer a equipa vencedora do projecto apresentaram e discorreram sobre o mesmo, a que se seguiu debate com os presentes (o resumo desta sessão pode ser consultado em artigo da autoria de Nídio Duarte, publicado no Canallagos em:
Desta iniciativa, ficámos com a ideia e com a sensação que a mesma se destinou apenas a legitimar uma escolha já feita há muito e que não foi mais que uma forma de “branqueamento” dessa mesma opção, numa operação de “charme democrático”, que não passou disso mesmo.
Quanto às obras a serem efectuadas, montantes previstos para as mesmas, contradições evidentes demonstradas pela equipa técnica vencedora e dúvidas suscitadas por quem assistiu à apresentação citada, falaremos brevemente.
Quanto às obras a serem efectuadas, montantes previstos para as mesmas, contradições evidentes demonstradas pela equipa técnica vencedora e dúvidas suscitadas por quem assistiu à apresentação citada, falaremos brevemente.
[NOTA: A imagem que ilustra este texto remonta ao tempo das obras da Avenida dos Descobrimentos].
10 comentários:
A Av. dos Descobrimentos é "um elemento de descontinuidade da relação entre a cidade e o mar"? Nem o foi enquanto constituiu a principal via de circulação para entrada/saída da cidade, quanto mais agora, que com alternativas pode ter circulação restrita.
Manter um parque de estacionamento na Av. (de superfície ou subterrâneo)? Se fosse sob a praça do Infante e o que chamam jardim da constituição, ainda vá lá.
Ou esta gente não conheceu ou já não se lembra do que eram as barreiras físicas que limitavam a relação da cidade com o rio, com a cidade voltada de costas para o rio e com espessos muros de mais de um metro de altura a separá-los (salvo a partir do meio da Av. da Guiné, que veio permitir melhorar um pouco essa relação) ou então está tudo doido!
Sob a capa de alargar a área pedonal vão reduzir a Av. a uma faixa?
Já percebi. A mais importante obra de requalificação urbana dos últimos 200 anos está já velha de 45 anos, é preciso destruí-la!
Será que não tinham nada de mais importante e de mais urgente a englobar no plano? Será que a outra margem também não é cidade ou não precisa de requalificação urgente? Será que o cais velho (remendado) e a praia da Batata não precisam de reabilitação?
Já percebi. Não tinham onde gastar o dinheiro, não é?
Agarrem-me se não eu fujo!
IDAS.
Afinal não vejo nenhuma solução para a ligação à Meia Praia?
Se o cesto foi abandonada qual vai ser a solução usada?o tunel,a ponte
ou nenhuma?
?:)
Não é que nos falte valor para empreender as coisas por elas serem difíceis; mas elas são difíceis precisamente porque nos falta valor para as empreender.
Uma faixa para automóveis? Acabar de uma vez por todas com os carros a poluir(gazes e sonora) nossa cidade, dois eléctricos, e uma faixa para bicicletas, e patins, na faixa dos eléctricos luz verde para autocarros turísticos,e taxis,para os residentes um cartão especial para desconto nos transportes públicos, e viva o coração, vamos andar. O mercado municipal está muito mal organizado, grande responsável, pelo elevado tráfico durante o período da manhã, há que rever a situação. Acabando com os automóveis, não há necessidade de construir parques subterrâneos, dinheiro esse, para investir nos eléctricos, viva Lagos, viva um futuro saudável.
PS: Há muitas alternativas, para os automóveis, e claro seu estacionamento.
Concordo com muito do que disse o IDAS, nomeadamente acerca do Cais da Solaria (e do Marégrafo) e da Praia da Batata, infelizmente não conheço mais sobre as relações de precedência entre o poder local e o Instituto dos Portos (ex-JAPBA - autêntico remanescente do corporativismo instituído em 1937 e mantido até aos dias de hoje – aliás, sobre este Estado Corporativista me questiono amiúde acerca da sua não destituição pelo governo Gonçalvista) pois que me parece que é aí que reside a timidez da administração local: não utilizando a doca velha, não propondo a recuperação do cais e a requalificação da Praia da Batata; submetendo-se à “ditadura” do Instituto na gestão do espaço público sob a sua tutela [do Instituto] como a avenida p. ex., em que o Instituto recolhe as taxas e licenças e a CML paga os arranjos, manutenções e a iluminação pública.
Para quando, a eliminação dessa vergonha nacional que é o corporativismo das Juntas Autónomas travestidas em Institutos de boy’s? E é dessa lacuna de tutela de espaços que são por natureza municipais (ainda falta a história do domínio público ferroviário) - que resulta o ordenamento defeituoso - e amputado na sua abrangência – que vocês (nós) nos atrevemos a tentar discutir. No próximo dia 25 esse assunto (Frente Ribeirinha – requalificação Polis) é agenda da Assembleia de Juventude que decorrerá no centro Cultural de Lagos. O que lá se vai fazer ou dizer e com que finalidades/resultados não sei. Mas duvido que consiga contribuir com algo concreto para esse projecto. No essencial, o problema reside na postura de afastamento, divórcio e alheamento dos cidadãos em relação aos problemas do município e à adopção de uma prática de discussão à distância (como neste blogue). Ao invés de procurarem participar activamente, frontalmente, nos fóruns criados (ou já existentes) para esse fim: PEL (Plano Estratégico de Lagos) em que muito poucas vozes se fizeram ouvir; e os partidos políticos, onde cada vez mais pontificam as terceiras linhas, os medíocres, por auto-exclusão dos mais lúcidos. E pergunto: não temos, nos resultados políticos, aquilo que merecemos?!
Acerca da ligação à Meia Praia nada está previsto. Mas compareçam na Sexta-Feira de manhã no CC e terão oportunidade de assistir à projecção da apresentação multimédia do referido projecto
Quanto ao encerramento da circulação automóvel (coisa que me seduz como ambientalista) convém não esquecer que a estrutura comercial da baixa já é fraca e que contrariar a "cultura do automóvel" em que vivemos, numa estrutura assim tão fraca poderá significar a sua ruína. Por isso, e como sobre este assunto não tenho conhecimentos suficientes para me pronunciar conclusivamente, deixo-o para quem sabe mais do que eu.
Quando há que culpar alguém, quem se lixa é o mexilhão. Agora são os blogues (e este em particular) que têm culpa do marasmo opinativo e participativo. Quando se dança de cadeira em cadeira e se muda de fato para arranjar tachos aí são todos bons. Fosga-seeeeeee.
Caguem nestes gajos 5pontas. Continuem assim mesmo.
o efe deve pensar que temos o horario dele!
Obrigado 5P continuem a dar voz a quem de uma forma despretenciosa e desinteressada se preocupa com o futuro da nossa cidade.
pssst
Pá, não penso que têm o meu horário. Apenas tava a informar. Mas será que é mais interessante falar sem conhecimento de causa manifestando apenas a intenção de "estar informado" e ir culpando os promotores das discussões por falta de divulgação ou deficiência de calendarização dos eventos?! Ou bem que se está interessado e envolvido nas coisas, ou não.
E se querem mesmo participar podem começar por subscrever uma solicitação para se realizar um fórum de discussão, indicando o local e o horário mais adequado.
E que responderia o Presidente da CML se fosse convidado a participar num fórum sobre esses assuntos?
Uma coisa è certa .Este tipo de investimentos obrigam a camara a um maior rigor na sua politica financeira,mas o que eu gostaría é que deste impacto resultasse a hipotese de romper a inercia e que se repensasse a cidade e o seu quotidiano.Que daqui resultasse o inicio de um processo,não o fim .É um bom ponto de partida.Só falta a ponte para a MEIA PRAIA desculpem a insistecia,mas é vital.
ET
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! dsl modem fritz Grundig g2000 porsche radio online consultation for viagra isp zoloft missing a dose Venlafaxine vitacost
Keep up the good work audi dealer alcohol and blood pressure studies coupons for zyrtec http://www.porsche-944-floor-mats-embroidery.info/cover-ibiza-seat.html
Enviar um comentário