quinta-feira, 4 de maio de 2006

ACINZENTAR A CIDADE

Na década de 90 do passado século, numa promoção da Câmara Municipal de Lagos e num investimento financiado em 50% pelo PROA-FEDER e 40% pelo PIPITAL, realizou-se o projecto de recuperação da cor na arquitectura de Lagos (com coordenação do arquitecto Mário Martins), integrado num conjunto mais vasto de intervenções tendentes à renovação urbana da nossa urbe.
Assim e neste âmbito, vários alçados de algumas artérias do centro urbano de Lagos viram a sua cor original ser recuperada. Recorde-se que neste processo foi feito o levantamento da paleta cromática e dos materiais de revestimento das fachadas, e posteriormente a análise para apuramento dos acabamentos originais.
Entretanto, temos constatado que algumas molduras dos vãos, socos e cornijas que tinham cor foram repintadas (veja-se o exemplo da Casa da Dízima, imagem que ilustra o texto de hoje), apresentando-se actualmente cinzentas, cinzento-fumo. Também reparámos que as molduras de algumas moradias recentemente reconstruídas no Centro Histórico de Lagos se encontram de cinzento-fumo. Uma vez que, aparentemente, não há por aqui nenhum problema de daltonismo seria interessante sabermos se o projecto de recuperação da cor na arquitectura de Lagos já foi “chão que deu uvas”, ou se não haverá por cá alguma “cabecinha pensadora” a intentar pôr a nossa cidade toda de cinzento?!
Por último: se se revela uma tão grande preocupação em “acizentar” o Centro Histórico da nossa cidade, porque razão não existirá o mesmo cuidado quanto à instalação dos inestéticos aparelhos de ar condicionado nos sítios mais inconcebíveis e incríveis, como o que pode ver na fachada lateral da Igreja de Santa Maria?

13 comentários:

Anónimo disse...

Afinal estes é que são os cinzentões, e não os outros?!

Humor Negro disse...

PIPITAL???
Isto parece um programa político de cariz pedófilo.

Anónimo disse...

Cá para mim o autor destes artigos,deve ser empreiteito e anda à procura de trabalho.

Anónimo disse...

Era ali que tu ias apanhar no cu? E que o teu pai chupava no caralho do padre?
Ahh foi onde a tua mão pariu um escotro. TU ó meu grande cabrão fascista, queres é continuar a ganhar sem fazer a ponta dum corno.

Anónimo disse...

Tentativa falhada, ninguém mais vai acreditar em vocês!

Anónimo disse...

Andava eu entretido a visitar sites quando, no Clube Safo , me deparei com o anúncio a um passeio a Lagos, e assim aqui vim, tentar descobrir um pouco mais de Lagos, suas gentes, história e claro sua cultura. Assim que houver disponibilidade, irei fazer um link, a este blog da cidade de Lagos.

Cumprimentos monárquicos

Anónimo disse...

Vou voltar a comentar aqui, no outro lado ta visto a KiKi, é que manda naquela merda, o Guimas é um lambcuecas,acho que a fotografia é muito familiar ao Guimas,aquele comentario mais acima só pode ser história de quando ele apanhava no cu, ali.

Anónimo disse...

Vais voltar para casa ó palerma?
No outro lado calaram-te o bico ó badameco?
Grande palerma.

Anónimo disse...

Com tamanho saudosismo qualquer dia vão querer que a malta com casas junto às muralhas volte a ter o chão em terra batida.
Será que antigamente não havia pirosisses?
Se a camara quiser ter um papael determinante nesse domínio só tem que assumir os custos das pinturas da forma e quando quiserem ,de outra forma cabe aos donos dos edificios administrá-los da forma que sabem e podem.
Em relação ao ar condicionado poderiam assumir tambem os custos suplementares que acarreta a colocação dos mesmos longe das vistas.
Qualquer dia estamos obrigados a aderir à tv cabo para acabar com as antenas,ou será que a camara vai oferecer antenas interiores de qualidade?

Anónimo disse...

Já agora quando um loteamento é aprovado tambem será que a câmara vai ter de pagar as construções, a pintura, o ar condicionado, os jardins...Enfim! tudo o que foi aprovado para ser feito.
Quem escreveu o artigo anterior se chegar a Presidente da Câmara, vai ser o melhor que alguma vez houve. Isto é, vamos poder fazer tudo como queremos já que somos proprietários e mandamos nas nossas coisas... Viva a democracia! O fascismo e a anarquia...

Anónimo disse...

Nunca serei presidente de nada,mas não custa compreender que,se de facto querem fazer alguma coisa,têm que arranjar forma de participar.Se a planificação é feita sem ter em conta os interesses e os custos acrescidos que isso acarreta,acaba por não ser possivel levar nada à pratica.
Será que quando conseguiram a participação dos proprietarios,foi só através da imposição?
A prova está à vista.
Viva a democracia porque o fascismo conduz à anarquia.

Anónimo disse...

"Viva a democracia porque o fascismo conduz à anarquia".????

"VIVA A ANARQUIA, PORQUE A DEMOCRACIA CONDUZ AO FASCISMO"!!!!


uPolvoManeta

Anónimo disse...

a internet já chegou aí aos campónios?