Já nos referimos aqui, de passagem, ao medíocre serviço prestado pela CP (Comboios de Portugal) e REFER, aos que têm a infeliz ideia de utilizar o comboio como meio de transporte até à nossa região e à nossa cidade de Lagos. Afirmámos então e afirmamos hoje, que os governos de direita que têm desgovernado o nosso país nos últimos 32 anos (PSD e PS), têm desinvestido na área dos transportes ferroviários no Algarve.
Contudo, não deixa de ser admirável e espantoso (no mínimo), que num país como o nosso, que vive uma grave crise económico-financeira e em que se pede a todo o momento que os portugueses “apertem o cinto”, que os “raros” e “exóticos” investimentos que se efectuam nesta área sejam de duvidoso interesse e utilidade.
Contudo, não deixa de ser admirável e espantoso (no mínimo), que num país como o nosso, que vive uma grave crise económico-financeira e em que se pede a todo o momento que os portugueses “apertem o cinto”, que os “raros” e “exóticos” investimentos que se efectuam nesta área sejam de duvidoso interesse e utilidade.
Assim, se Lagos dispunha de uma estação de comboio, com que critério foi esta desactivada para se gastar uma “pipa de massa” numa nova, situada a dezenas de metros da antiga? Apenas porque a nova é mais “modernaça” e adaptada aos tempos de “modernidade tecnológica” com que nos intoxicam diariamente? Ou para a feitura desta “obra” terão sido empregues outro tipo de critérios? Será que até se poderia até especular que a antiga estação de comboio estava a incomodar “alguém” com muita influência? Ou isto será só a gente a pensar em voz alta?
23 comentários:
O Projecto da Invesfer prevê a construção de hotel e/ou aparthotel na proximidade (muito próxima mesmo) da antiga estação, em terrenos do domínio público ferroviário. Para além da gravidade da política de desinvestimento no meio ferroviário, o mais chocante ainda é o facto da implantação do terminal ferroviário em Lagos ter sido interiramente suportado pela Câmara Municipal:
"Em 1922 foi concretizada uma grande aspiração dos lacobrigenses, símbolo da modernidade e importante instrumento de luta contra o isolamento, chegou a Lagos a via-férrea e o comboio. Já desde 1912 que o farmacêutico Ribeiro Lopes, Presidente da Câmara, lançara o imposto ad valorem de 1%, sobre as mercadorias exportadas do concelho, justamente para constituir o fundo de garantia sobre o empréstimo da Caixa Geral de Depósitos para concretização do tão almejado projecto ferroviário. Trata-se de um dos gritantes casos da política nacional, em que uma edilidade se substitui à administração central para implantar o caminho-de-ferro." - José Carlos Vasques http://www.fcastelo.net/cemal/aMeiaPraia.html
Ou seja, depois da apropriação do território por parte da CP, eis que agora vão vender o que por direito moral, e histórico, pertence à comunidade.
Li há poucos dias que no México o meio ferroviário está praticamente desactivado em favor do transporte rodoviário de mercadorias e passageiros.
E o que é este nosso país, senão mais uma república das bananas, ao bom estilo das américas?
"No México já não há comboios. O lobby do petróleo foi mais forte. Pelas estradas proliferam todo um tipo de veículos que consomem mais de 20 litros aos cem. Nem estou a falar dos monstros em forma de camiões, que, segundo as estatísticas, serão aproximadamente 170.000 a atravessar diariamente a fronteira com os USA. Esses, a julgar pelo fumo que deitam, devem consumir várias dezenas.
O meio de transporte de pessoas generalizado é o autocarro, e as carrinhas de caixa aberta."
Crónica de fotografia de Luís Zilhão, no site fotoalternativa (pena que não está na galeria acessível ao público, mas apenas nas reservadas)
Ó Castela essa tua teoria da treta do mexico dá vontade de rir.tu és um ignorante e andas aqui a dar música a quem. Agora com a mania que és um ómem da cultura, nem para o h serves! Vai lá para o guimas com as tuas teorias que aqui já todos te conhecem.
denuncias claramente o ódiozinho que te vai na alma, mas não tás à espera que ligue importância ao monte de merda anónimo que és. Incomoda-te que diga umas quantas coisas acertadas, não é?
O que move a maior parte das pessoas é o ódiozinho de estimação. E tu já o demonstraste aqui, e no makjeite. És sempre o mesmo. O único e inigualável. Mas tás lixado, porque hei-de falar sempre, onde e quando quiser. E ao invés de ti (que pelos vistos te tens em grande consideração sobre o que pensas ser cultura), não me arrogo a erudito ou detentor de verdades. Já agora, ó analfabruto, é Castelo, e não Castela.
Cobardolas anónimo, deves ter sido parido às escondidas, debaixo de alguma figueira.
"que pena não estar na galeria pública. a discussão da desactivação do meio ferroviário está na agenda do dia das discussões na minha comunidade.
Fiz uma referência à tua foto, e sobretudo à crónica, aqui: LINK://5pontas.blogspot.com/2006/04/mudar-para-no-incomodar.html
Espero que não te importes.
efe.
é claro que não me importo, antes pelo contrário. a discussão é pertinente. enquanto noutros países a política é de preservação, no nosso é de alienação. o nosso conceito de evolução e modernidade é característico dos países subdesenvolvidos.
relativamente á galeria pública, já está mudada, prontos. :-)
mipazi.
«En 1992 la ONU describió el aire de Ciudad de México como el más contaminado del planeta. Seis años más tarde, ese aire le dio a la capital de México la reputación de "ciudad más peligrosa del mundo para los niños", una reputación que el país se ha empeñado en mejorar. Pero a pesar de más de una década de estrictas medidas de control de la contaminación, una densa bruma cubre la ciudad casi todos los días, oscureciendo los picos nevados que la rodean y amenazando la salud de sus habitantes.
Muchos factores han contribuido a esta situación: el crecimiento industrial, una explosión demográfica (de tres millones en 1950 a unos 20 millones en el presente) y la proliferación de automóviles. Más de 3,5 millones de vehículos automotores -0% son modelos de 20 años atrás-- transitan a diario por la ciudad...»
a tal foto já está disponível em http://www.fotoalternativa.net/foto.asp?T=F&P=1&Foto=40260&M=1
O Castelo, eventualmente com acesso a informação privilegiada, rematou certeiro, respondendo às interrogações do autor do post. Aliás, o post deveria dirigir-se à edilidade, sugerindo-lhe que esclarecesse o que estará previsto para a zona da Estação, e depois criticar ou apoiar, fundamentadamente, em vez de se contentar em lançar ao ar insinuações.
Já vai sendo altura de debatermos os assuntos que nos dizem respeito e de fazermos ouvir sobre eles a opinião dos munícipes sem ser entre as quatro paredes da Assembleia Municipal e sobre as matérias agendads para as sessões.
A discussão pública, aberta e séria, é a única forma de pôr travão às negociatas, aos favores, à corrupção e às opções que apenas favorecem alguns em detrimento dos interesses da comunidade.
Esse é o caminho para dar sentido a um blog que também tomou a cidade como seu tema, e pode ser também o caminho para que os que o visitam saiam da obescenidade em que teimam em viver, e que espelham nos comentários que aqui deixam.
IDAS.
Nem mais IDAS, eles hão-de parir um rato.
O pior IDAS, é se as acusações de que o mentor deste disparate todo é um dos autores deste blog forem verdadeiras. Isso já aconteceu no passado com o Barnabé e deu no que deu. Um blog bom morreu da pior espécie.
Ao IDAS: as informações que tenho já serão antigas, talvez ultrapassadas, e referem-se à ao Projecto "Estações Com Vida" apresentado em 2001. Pelo que actualmente, poderão ser outros os imóveis a construir (mas são imóveis, disso não duvido).
De qualquer forma relembro que a desactivação ("assassinato", é o termo mais adequado) do meio ferroviário começou há largos anos, e por todo o país. Creio que constitui umas das maiores irracionalidades praticadas em Portugal no pós 25 Abril (não, não estou a atribuir as culpas à revolução - essa terá outras culpas).
O 5Pontas é, sem dúvida, o melhor blogue de abordagem de questões relacionadas com o nosso concelho.
E serve para quê, se não apresenta alternativas, perguntarão alguns?!
Em primeiro lugar já todos nós pagamos, e elegemos, uns tantos para encontrarem as respostas. Como tal não temos obrigação de encontrar respostas, mas mantemos o direito, até a obrigação, de criticar.
Em seg. lugar porque a exposição dos problemas poderá, e deverá, suscitar a reflexão. E não existe exercício de cidadania sem reflexão séria sobre os problemas.
(e isto digo eu, adepto do absurdo e do incongruente, e que não abdico dos momentos de galhofa, do humor, da ironia e do non-sense)
Foda-se, este gajo não tem nada com nada, não haverá pr'aí alguém que o cale? No MAK dizes que ele é que é bom, aqui dizes que o este é o melhor, depois amandas umas carneiradas que até chateia, andas mesmo destemido.
Caraças PÁ, basa daqui meu, não vês que estás a mais, já aborrece tanta estupidez pá, não gostas do EFE, não gostas do GUIMAS, mas eles não fazem parte do blog e tu sabes quem eles são, sê homenzinho e aborda-os frente a frente, pá, ao menos uma vez na vida não faças figura de estupido, disfarças-te de brigada anti gosma, XUPANELAS e mais porras que praí inventas.
Desaparece ou então porta-te como um homenzinho.
Basta ler os comentarios destes pseudo-intlectuais (efe e companhia) para se perceber porque o país está neste estado,mandam umas bocas,uns palpites,têm opinião sobre tudo,mas em concreto o que fazem para mudar as coisas?
(aguardo resposta,de preferência não ordinária,que nesse campo já deram muitas provas de experts)
hehe... destila aí o veneno viborazinha...destila... hehehe
:P
Não confundamos a prima do mestre de obras com a obra prima do mestre. Não colheu muito bem vermo-nos conotados com a alimária rebarbada e ignorante do Xupanelas (o nick que o Gosma gosta de usar neste blog). Sejamos minimamente inteligentes rapazes.
Patético!
Mas comovente este discurso do XUPANELAS BRIGADA ANTI GOSMA. Nem a linguagem e a forma de se expressar consegue disfarçar.
Mediocre!
Caralho, quem é o cabrão que diz que eu sou esse paneleiro do brigada anti gosma? vamos lá a manter as distâncias. Guimas, tu vê lá se não fazes confusões.
Depois de ler todos estes comentarios só me ocorre uma frase:
Vão-se Fuder!!!!!!
Anonymous said...
Depois de ler todos estes comentarios só me ocorre uma frase:
Vão-se Fuder!!!!!!
5pontas = brigada anti gosma
5pontas = xupanelas
5pontas = efe
5pontas = mesquita
5pontas = deda
5pontas = merda
FODA-SE, já disse a estes caras de caralho que não quero misturas. O filho da PUTA que disse isto que se encontre comigo amanhã na BRITAICA que eu fodo-lhe os cornos, seu paneleiro de merda.
Lá por eu andar a comer a tua mulher não quer dizer que me ofendas ó Brigada da cona da tua mãe
vocês são todos muita doentes... vão dar sangue.
Ah... e Gosmas, volta para a tua piscina de merda. Ao menos lá censuras tudo o que te define como sub-humano, meu cabrão.
Patético!!!
Sim, sou eu mesmo
What a great site Lingerie transparent http://www.literotica-6.info/pamela_anderson.html trident graphic card Didrex message boards Isuzu tf pickup single cab front bumper Sorrento hotel rates Toy soilders gambling odds gambling cruise free gambling craps gambling from go klonopin xanax spyware remover oral sex slave Hp 450 printer ink cartridges Adderall xr and false positive drug tests surprize tranny online ordering fed ex tramadol arbour apartments orlando fitness viagra soft toys Fly fishing directory Camping equipment catalog
Enviar um comentário