sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

OS INTOCÁVEIS (II)

No Portugal feudal do século XXI a que nos reportámos ontem, não são só os militares a usufruírem de privilégios únicos. Também a Igreja Católica Apostólica de Roma e os seus membros deles são usufrutuários.
Da Igreja Católica já muito se disse, embora as palavras mais sábias e verdadeiras foram as que lemos no Decameron, de Giovanni Boccaccio, obra escrita no século XIV: “– Que penso deles? Que todos, sem excepção, devem ser punidos por Deus. Se falo dessa forma é porque não me pareceu ver em clérigo algum qualquer santidade, devoção, caridade, dignidade – em resumo: nada de bom! Luxúria, avareza, gula e coisas semelhantes ou piores ainda, se é que pode haver defeitos piores num ser humano, tudo isso parece ser em Roma tão apreciado, que cheguei a julgar ter caído em alguma oficina de artes diabólicas, em vez de estar na casa de Deus!”
Na Igreja de São Sebastião, de Lagos, os representantes desta instituição do vício de que falava Boccaccio chamam todos os domingos de manhã as “ovelhas tresmalhadas do seu rebanho” à missa, com um ruidoso e insuportável chamamento de sinos, um cagaçal dos diabos, numa total desconsideração pelo descanso dos outros. Mas, enfim... Como é a Igreja que chama... Quem é que os quer enfrentar ou afrontar? Dizer que está mal a sua atitude? Dizer-lhes que devem respeitar os outros, os que não são “ovelhas”?
Só apetece dizer aos senhores padres que gostam de dar ao “badalo” que o deveriam fazer ou no recato do seu lar, ou então, e de preferência, noutra freguesia. A malta agradecia, sinceramente!

9 comentários:

Anónimo disse...

Desrespeito total pela liberdade alheia.

Talvez quem manda badalar perceba melhor,
se lhe derem 10 minutos de buzinadelas à porta de casa,
quando ele está a dormir.

Anónimo disse...

Eles dão ao badalo porque toda a gente sabe que "vozes de burro" não chegam ao céu".

Anónimo disse...

Intocaveis são todos os que não respeitamdo os outros ,que neste país
lhes garantem toda a protecção devido à inoperancia de tudo o que diz respeito à lei e ao civismo.
Resumindo seja bem vindo ao paradigma do 3ºmundo.


:(

Anónimo disse...

Das bebedeiras que fazem desacatos e barulho até às tantas não te queixas tu,vens é te queixar das badaladas que te importunam a cozedura das ressacas ao Domingo.
Quando me deixarem dormir de noite depois dou-te apoio para ressacares de dia.

;)

Anónimo disse...

é por isso que nem o relógio de uma certa igreja está autorizado a funcionar. O tique-taque incomoda o sono da malta do aquartelamento das imediações. Nem percebo como conseguiam dormir os lacobrigenses até meados do séc. passado. Devia ser com Lexotan... medieval.

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... »

Anónimo disse...

This is very interesting site... Pewter charms for bracelets Pre paid phone card affiliates program http://www.consumer-reports-mp3-player.info Allegra pills Dfs sofa sales uk test car wax Quality+leather+sofas

Anónimo disse...

What a great site Rocky horror t shirts irs jobs announcements Groupsex frenzy couples fucking changing Jobs in cedar rapids buspirone treatment in mentally-retarded patients with Air-flow jacket legal and regulatory issues in starting a business

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! »