[No momento em que nos encontramos em campanha eleitoral para as eleições à presidência da República, que terão lugar a 22 de Janeiro próximo, gostaríamos de deixar o nosso contributo a quem nos lê, no que se refere a dois dos candidatos do “sistema”, responsáveis em nosso entender pelo estado calamitoso a que o nosso país chegou, mas que mesmo assim se apresentam a votos.
Ao longo desta semana, recorreremos a textos da autoria de Joaquim Vieira, publicados na entretanto extinta revista Grande Reportagem, relativos a Mário Soares. Na semana seguinte, contamos recordar algumas das “façanhas” promovidas pelo outro.]
As revelações de Rui Mateus sobre os negócios do Presidente Soares, em Contos Proibidos (ver anteriores edições desta coluna), tiveram impacto político nulo e nenhuns efeitos. Em vez de investigar práticas porventura ilícitas de um chefe de Estado, os jornalistas preferiram crucificar o autor pela «traição» a Soares (uma tese académica elaborada depois por Edite Estrela, ex-assessora de imprensa em Belém, revelou as estratégias de sedução do Presidente sobre uma comunicação social que sempre o tratou com indulgência). Da parte dos soaristas, imperou a lei do silêncio: comentar o tema era dar o flanco a uma fragilidade imprevisível. Quando o livro saiu, a RTP procurou um dos visados para um frente-a-frente com Mateus – todos recusaram.
A omertà mantém-se: o desejo dos apoiantes de Soares é varrer para debaixo de tapete esta história (i)moral da III República, e o próprio, se interrogado sobre o assunto, dirá que não fala sobre minudências, mas sobre os grandes problemas da nação. Com a questão esquecida, Soares terminaria em glória uma histórica carreira pública, mas o anúncio da sua recandidatura veio acordar velhos fantasmas. O mandatário, Vasco Vieira de Almeida, foi o autor do acordo do acordo entre a Emaudio e Robert Maxwell. Na cerimónia do Altis, viam-se figuras centrais dos negócios soaristas, como Almeida Santos ou Ilídio Pinho, que o Presidente fizera aliar a Maxwell. Dos notáveis próximos da candidatura do «pai da pátria», há também homens da administração de Macau sob tutela de Soares, como António Vitorino e Jorge Coelho, actuais eminências pardas do PS, ou Carlos Monjardino, conselheiro para a gestão dos fundos soaristas e presidente de uma fundação formada com dinheiros de Stanley Ho. Outros ex-«macaenses» influentes são o ministro da Justiça, Alberto Costa, que, como director do Gabinete de Justiça do território, interveio para minorar os estragos de uma caso judicial que destapou as ligações entre o soarismo e a Emaudio, ou o presidente da CGD por nomeação de Sócrates, Santos Ferreira, que o governador Melancia pôs à frente das obras do aeroporto de Macau. Será o polvo apenas uma bela teoria da conspiração?
“Os Passos em Volta”- Joaquim Vieira – Grande Reportagem 247 – 01 de Outubro de 2005
8 comentários:
Voces, ainda dizem o nome da fonte, onde foram buscar o artigo,o que nao acontece com o Guimas, que foi apanhado a copiar, e teve que retirar o artigo, que vergonha, sim o Guimas que andava para ai a mandar bocas que eram os outras que faziam o CLIK and PAST, nem uma explicacao para aqueles que se deram ao trabalho de comentar o artigo do SOCRATES, o Ze DAS Cabras tinha razao, ao escrever que aquilo nem parecia do Guimas, humilhante mesmo, vergonhoso para quem se julga melhor que os outros blogs,ou tao profisionais como o Canallagos, lamento que nao haja ideas proprias, pra frente 5PONTAS.
O guimas é apenas um aldrabanote barato e de trazer por casa.
Não faz mal a ninguém e a gente sempre se ri... !!!
(ele já aparece a dizer que isto é tudo conspiração dos duartes ;-))
Mais 1 x se prova....
o Rei Vai Nú!!!!!
O 5 pontas é um blog onde navego diáriamente, aprecie muito o vosso trabalho e empenho, só é pena os comentários não aparecerem, mas são muitos como eu que passam por cá diáriamente isso é uma certeza, o problema da falta de comentários deve-se na minha opinião ao facto dos artigos serem demasiados longos, o que leva um certo tempo para ler o que retira o tempo para o comentário, mas nem por isso deixa de ser interessante a visita diária.
Quanto aos comentários anteriores, é de lamentar o que aconteceu com o makjeite, eu também reparei nos comentários pesados no makjeite e até fiz uma cópia, ou antes fiz um plágio ao comentário que achei deveras interessante, e não foi mal educado a pessoa que parecia revoltada com a copia do Guimas, como o guimas quis fazer ver, olhem deixo aqui a cópia para quem não teve a oportunidade de ler, visto o Guimas ter tido o cuidade de retirar, o mais rápido possivel.
Aqui vai:
Caro amigo, tenho um blog que se chama( Grande Loja do Queijo Limiano
Não deixe que a Verdade estrague uma boa história), que o senhor tem conhecimento porque a sua visita ficou registada, quando por cá passou e PLAGIOU o artigo a QUEDA, que no seu blog intitula-se, “Afinal, não foi pela ADSE !”, O senhor nunca irá conseguir fazer coisas próprias copiando dos outros! É falta de caráter, de personalidade própria, de criatividade e de vergonha na cara! Pois nós criamos nossas próprias coisas sem ter que copiar dos outros!
"A cópia é o elogio do invejoso!"
, obrigado.
http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/
Apesar de tudo FORÇA 5P.
A GLdQL ao se abespinhar tanto,por tão pouco,decerto que compreenderá
que tambem usou a noticia de outra fonte e se a divulgou,desta vez, outras terá havido ou haverá em que o não fez ou não fará,portanto só tem que vos agradecer por terem dado eco, faltando publicitar o dito Blog,.Sendo essa decerto a verdadeira razão de tão grande "OFENSA",talvez possa ser reparado fazendo um LINK para o mesmo com o devido pedido de desculpa.
O 5P está a ficar muito nacional
intelectual,global e cá pela provincia vão atropelando os nossos direitos sem que ninguem fale sobre isso.Já sabem que o SAP do C.saude vai(acabar?) por falta de médicos?
Keep up the good work » » »
That's a great story. Waiting for more. » » »
Enviar um comentário